NewsletterGoogle PlusTwitter Facebook

Publicado em:
25
9/2016

Rockshow Experience abre com bate-papo sobre produção de shows

Fabiana Lian, fundadora do On Stage Lab, lembrou a necessidade de profissionalização dessa atividade, que explodiu no Brasil nas últimas décadas.

Um bate-papo inspirador sobre o mundo da música para bandas independentes. Foi assim que o Rockshow Experience deu início à última etapa do Rock Lounge, uma das principais atrações da Expomusic 2016.

O encontro foi uma grande confraternização de novas bandas e profissionais, com palestras de motivação, inspiração, produção musical, mercado, self marketing, produção de show e tudo que envolve o universo da música.

A abertura ficou a cargo de Fabiana Lian, fundadora da On Stage Lab. Com mais de duas décadas de vivência nos bastidores de grandes shows, Fabiana lembrou das grandes transformações produzidas pelo advento da tecnologia. “Nos anos 90, o show era um complemento do trabalho do artista, ele vivia basicamente da venda de discos”.

O compartilhamento ilegal de músicas via Napster e, mais tarde, a legalização do sistema pelo iTunes, mudaram a relação entre gravadoras, artistas e público. “Veio uma profusão de shows, os músicos agora precisavam botar o pé na estrada”, contou Fabiana.

A consequência, segundo ela, foi a necessidade de maior profissionalização, que começou com a chegada de empresas especializadas em showbizz, como a Time for Fun, seguida da realização de grandes festivais – SWU, Lollapalloza, Monster of Rock e outros.

A On Stage Lab, criada por Fabiana, foi uma das primeiras empresas a desenvolver um “sistema brasileiro de trabalho” e se especializou em formar profissionais na produção de shows por meio de cursos, talks e hangouts e outras atividades.

A programação do Rockshow Experience abriu espaço para outros especialistas, como Marcão Brito, guitarrista do Charlie Brown Jr.; Fê Lemos, baterista do Capital Inicial; Paulo Vaz, produtor e tecladista da banda Supercombo; Catito Maia, criador da Chilli Beans; os premiados produtores musicais Lampadinha e Wagner Fulco; Junior Camargo, diretor da 89 Rádio Rock; Ivo Machado, fundador do IMusics e criador da Trustsign e Moveup; Ian Bueno (One RPM); e Nando Machado (Formusic e Wikimetal).

Fonte: Primeira Página